Não recolhemos animais | Não temos abrigo e veterinários

Conheça o Vira-Lata

Como trabalhamos

Fundada em 2004, a ONG Vira-Lata é composta por um pequeno grupo de profissionais de áreas diversas que trabalha voluntariamente, pelos animais e não com os animais.
Não recolhemos animais, não possuímos abrigo e não temos atendimento veterinário a oferecer.
Trabalhamos por políticas públicas que garantam o bem estar e segurança dos animais. Nosso trabalho é informar, orientar e cobrar a responsabilidade, em relação aos animais, que cabe ao poder público e à sociedade.
A ONG vira-lata faz parte da comissão de proteção e defesa animal da OAB - Volta Redonda-RJ e do conselho municipal de proteção e defesa animal de Volta Redonda-RJ.


Nosso trabalho tem como base a educação pela guarda responsável, o incentivo à adoção, a castração em massa, como controle populacional de animais, e o cumprimento da legislação que garante o direito dos animais.


A ONG vira-lata não possui um quadro de associados e não recebe dinheiro público. Recebemos apenas cotas de patrocinadores que investem em nossas campanhas e eventos; e eventuais doações que são encaminhadas para abrigos, ONGs ou protetores independentes.


Citamos aqui parte de um texto que ilustra aquilo que acreditamos:
“A eficiência de uma pessoa que trabalha na causa animal não deve ser medida pelo número de animais que esta pessoa possui ou que recolheu, cuidou, esterilizou e doou, mas sim pelo número de pessoas que ela conseguiu fazer com que tomasse esta atitude.”
*Marlene Nascimento"
Médica veterinária, especialista em saúde pública, fundadora e presidente do clube amigos dos animais de Santa Maria – RS.


ALGUMAS DAS AÇÕES DA ONG VIRA-LATA:

A ONG VIRA-LATA É COLABORADORA DA CPDA - COMISSÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL DA OAB – VOLTA REDONDA – RJ, E TEM UMA CADEIRA NO CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL DE VOLTA REDONDA - RJ.

-TRABALHO PARA APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL 4.108/2005 - VOLTA REDONDA:

“CARACTERIZA ESTERILIZAÇÃO GRATUITA DE CANINOS, FELINOS E EQUINOS COMO FUNÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA”.

- APÓS REPRESENTAÇÃO DA ONG VIRA-LATA NO MINISTÉRIO PÚBLICO E INQUÉRITO CIVIL POR DOIS ANOS, A PREFEITURA CUMPRIU A LEGISLAÇÃO.

- AUTORIA E TRABALHO PARA APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL 4.706/11- VOLTA REDONDA-RJ:

" DETERMINA ATENDIMENTO VETERINÁRIO GRATUITO"

LEI DERRUBADA PELO PREFEITO ANTÔNIO FRANCISCO NETO APÓS DOIS ANOS DE INQUÉRITO CIVIL, NO MINISTÉRIO PÚBLICO – IC 76/11.


- FIM DO RODEIO EM VOLTA REDONDA, COM A AUTORIA E APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 4.890/12:

“DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE RODEIOS, TOURADAS, VAQUEJADAS, FARRAS DO BOI OU EVENTOS SIMILARES NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA”.

- AUTORIA E APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL 4.924/13 – VOLTA REDONDA- RJ:

“INSTITUI A LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

- AUTORIA E APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL 5.142/15 - VOLTA REDONDA:

“ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI MUNICIPAL 4.924/13 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”

-AUTORIA E APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL 4.330/14 - BARRA MANSA-RJ:

“INSTITUI A LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS”.

-AUTORIA E APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 3771 / 18- ANGRA DOS REIS-RJ:

“DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

INQUÉRITOS CONCLUÍDOS E EM ANDAMENTO- MINISTÉRIO PÚBLICO:

- INQUÉRITO CIVIL 82/ 2011(CONCLUÍDO): CONSEGUIMOS O FECHAMENTO DO "PROJETO BOTA FORA", DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA. LOCAL, NO BAIRRO 60, ONDE CARROCEIROS SE REUNIAM E COLOCAVAM ALI, OS ENTULHOS RECOLHIDOS DIARIAMENTE. LOCAL INSALUBRE, REPLETO DE ANIMAIS COMO CÃES, PORCOS, RATOS E CAVALOS MAU TRATADOS.

- INQUÉRITO CIVIL 197/2011 (CONCLUÍDO): CONSEGUIMOS O FIM DA VENDA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS NA FEIRA LIVRE DA VILA SANTA CECÍLIA, EM VOLTA REDONDA QUE ACONTECIA TODOS OS DOMINGOS, HÁ MAIS DE 20 ANOS;

-IC 07/17: CONTRA A PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS-RJ PELO DESCUMPRIMENTO DA LEI ESTADUAL 4.808 QUE DETERMINA A CASTRAÇÃO GRATUITA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E OMISSÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ANIMAIS.

- IC 118 /14: CONTRA A PREFEITURA DE VOLTA REDONDA - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PELA INEFICIÊNCIA NAS VISTORIAS E EMISSÃO DE MULTAS EM CASOS DE IRREGULARIDADES COM ANIMAIS- INQUÉRITO ARQUIVADO EM 2019, VISTO A DISCRETA MELHORIA NOS SERVIÇOS DA SMMA;

AMICUS CURIAE NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROCESSO Nº: 0001110-58.2018.8.19.0047, CONTRA O MUNICÍPIO DE RIO CLARO/RJ, COM BASE EM DENÚNCIA REALIZADA PELA ONG VIRA-LATA - IC 15/16 , POR MEIO DA QUAL O MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SE INSURGE CONTRA A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ANIMAIS.

AMICUS CURIAE NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROCESSO Nº: 0004487-26.2019.8.19.0007, CONTRA O MUNICÍPIO DE BARRA MANSA/RJ, COM BASE EM DENÚNCIA REALIZADA PELA ONG VIRA-LATA - IC 54/14 , POR MEIO DA QUAL O MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SE INSURGE CONTRA A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ANIMAIS.

EDUCAÇÃO E CULTURA:

- 1º SEMINÁRIO SOBRE O DIREITO DOS ANIMAIS – VOLTA REDONDA – 2011

- 2º SEMINÁRIO SOBRE O DIREITO DOS ANIMAIS – VOLTA REDONDA – 2013

- 3º SEMINÁRIO SOBRE O DIREITO DOS ANIMAIS - VOLTA REDONDA – 2016

- 4 º SEMINÁRIO SOBRE O DIREITO DOS ANIMAIS – VOLTA REDONDA-2019

NOMES DE GRANDE EXPRESSÃO NO DIREITO DOS ANIMAIS, NO BRASIL, PARTICIPARAM VOLUNTARIAMENTE DE NOSSOS SEMINÁRIOS: DESEMBARGADORES, PROMOTORES, DELEGADOS, ADVOGADOS, PROFESSORES, ATIVISTAS E REPRESENTANTES DE PREFEITURAS, PALESTRARAM SOBRE DIVERSOS TEMAS QUE INCLUI, DESDE DIREITO ANIMAL,À POLÍTICAS PÚBLICAS EFICIENTES QUE GARANTAM O BEM ESTAR E SEGURANÇA DOS ANIMAIS.


-PALESTRAS ,EVENTOS, CURSOS , ETC:

2011: APRESENTAÇÃO DO FILME "THE COVE" E DA PALESTRA "MARES, OCEANOS, TUBARÕES,

PESCA E A NOSSA SOCIEDADE ", COM PAULO GUILHERME PINGUIM;

2016 - PALESTRA COM DR ANTÔNIO FURTADO: EVITAR E PUNIR O CRIME DE MAUS TRATOS;

2017- FÓRUM EM VOLTA REDONDA: "EDUCAÇÃO AMBIENTAL HUMANITÁRIA EM BEM –ESTAR

ANIMAL”, COM ELIZABETH MAC GREGOR. CERCA DE 240 DIRETORES DAS ESCOLAS, DA REDE

MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA, FORAM CAPACITADOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL;

2017- PALESTRA SOBRE GUARDA RESPONSÁVEL - SESI -VOLTA REDONDA-RJ PARA CERCA DE 70 CRIANÇAS;

2018- PALESTRA SOBRE O DIREITO DOS ANIMAIS – FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ – RESENDE-RJ;

2019- PALESTRA NO 1° SEMINÁRIO SOBRE OS DIREITOS DOS ANIMAIS EM ANGRA DOS REIS-RJ.

PROJETO BICHO DA LUA:

O PROJETO “BICHO DA LUA” É UMA PARCERIA ENTRE MÚSICOS DA REGIÃO SUL FLUMINENSE, O GRÊMIO ARTÍSTICO CULTURAL EDMUNDO MACEDO SOARES (GACEMSS) E A ONG VIRALATA.

O CD BICHO DA LUA É UMA COLETÂNEA DE JAZZ, DE AUTORIA DO MÚSICO ROGÉRIO VALENTE, CRIADA EXCLUSIVAMENTE PARA A ONG VIRA-LATA. SÃO 8 COMPOSIÇÕES EXECUTADAS PELO PRÓPRIO MÚSICO E PELOS MÚSICOS CIRON SILVA, GUSTAVO FRANÇA, HELBERT SANTOS, PAULO CÉSAR BERNON, RODRIGO NOVAES E SETAS MARASSI.

TODOS OS MÚSICOS FORAM VOLUNTÁRIOS , ASSIM COMO A ARTISTA PLÁSTICA, JORGETE GAC QUE CRIOU A ILUSTRAÇÃO DA CAPA DO CD.

TODO VALOR ARRECADADO FOI REPASSADO PARA A ONG VIRA-LATA QUE ASSINOU A REALIZAÇÃO DO PROJETO, E FOI RESPONSÁVEL EM GERENCIAR E VIABILIZAR A CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DE RUA E DE PESSOAS DE BAIXA RENDA, DA CIDADE DE VOLTA REDONDA/RJ.

ENTRE 2013 E 2014, CERCA DE 80 ANIMAIS DE RUA FORAM CASTRADOS COM A VENDA DE CDS


CAMPANHAS EDUCATIVAS CRIADAS E PRODUZIDAS PELA ONG VIRA-LATA:

- “VIRA-LATA SOLTA OS BICHOS”

- “É O BICHO!”

- “NOVOS LAÇOS”

- “NA PELE DO BICHO”

- “ESSE É O BASTIDOR DO RODEIO. VOCÊ AINDA APLAUDE?"

- “EXPOSIÇÃO VIRA-LATAS”

- "ANGRA SOLTA OS BICHOS" - 2016

VERIFIQUE PARTE DAS CAMPANHAS: HTTP://WWW.VIRA-LATA.NET/CAMPANHAS


CALENDÁRIO 2019:

“MAIS AMOR E RESPONSABILIDADE EM 2019!” TEMA DO CALENDÁRIO : GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS.


“S.O.S. REGIÃO SERRANA”


AS ENCHENTES NA REGIÃO SERRANA NO RIO DE JANEIRO ATINGIRAM GRAVEMENTE MUITOS ANIMAIS. COM A AJUDA DA POPULAÇÃO E EMPRESÁRIOS DE VOLTA REDONDA A ONG VIRALATA ARRECADOU E ENTREGOU 1 TONELADA E 101KG DE RAÇÃO PARA AJUDAR OS ANIMAIS. ALÉM DE RAÇÃO, FOI DOADO ÁGUA POTÁVEL, COBERTORES, GUIAS E MEDICAMENTOS.

“SOS D. ANTÔNIA”

D. ANTÔNIA, COLECIONADORA DE ANIMAIS, MANTINHA EM SUA CASA, EM 2011, CERCA DE 160 ANIMAIS FAMINTOS PROCRIANDO DESCONTROLADAMENTE.

A ONG VIRA-LATA JUNTO COM VOLUNTÁRIOS DESENVOLVEU UM TRABALHO POR 8 MESES. PARA VIABILIZAR OS CUSTOS DESTE DESAFIO, FOI ELABORADA A CAMPANHA PUBLICITÁRIA:

“NA PELE DO BICHO” E COM O VALOR ARRECADADO, O SEGUINTE TRABALHO PODE SER VIABILIZADO:

VERMIFUGAÇÃO E VACINAÇÃO DE TODOS OS ANIMAIS

TRATAMENTO DE TODOS OS ANIMAIS PARA QUE FOSSEM DISPONIBILIZADOS PARA ADOÇÃO

CASTRAÇÃO DE TODOS OS MACHOS

CASTRAÇÃO DE 90 % DAS FÊMEAS

FORNECIMENTO DE DUAS TONELADAS DE RAÇÃO

4 FEIRAS DE ADOÇÃO

70 ADOÇÕES

REFORMAS NA CASA DA D. ANTÔNIA


*CERCA DE 20 MIL REAIS FORAM PROSPECTADOS E INVESTIDOS NESTE PROJETO


“PROJETO PILOTO DE CASTRAÇÃO –FAZENDA DA GRAMA- RIO CLARO-RJ”


MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE 30 ANIMAIS PARA APRESENTAÇÃO DENTRO DO INQUÉRITO CIVIL 15/16, PARA IMPULSIONAR OS TRABALHOS DENTRO DO MUNICÍPIO.

Cases

Veja como fazemos

Comércio ilegal e maustratos de animais - Barra Mansa/RJ

Hoje (12 de fevereiro de 2015) estivemos na 90a. Delegacia de Polícia Cível em Barra Mansa/RJ para fazer o Registro de Ocorrência contra uma agropecuária da cidade. Há algum tempo estávamos tentando, através de notificações, alertar a empresa sobre as irregularidades e maus tratos impostos aos animais, porém a agropecuária ignorou todas as nossas notificações e optou por não se adequar.

Estivemos com o Delegado Adjunto de Barra Mansa, Dr Michel Floroschk, que mais uma vez nos atendeu prontamente, e enviou uma diligencia ao local para que fosse realizada uma perícia.

A agropecuária está totalmente irregular, de acordo com a Lei Federal 9.605, Decreto Lei 24.645, a Lei Estadual 4.808, à nova Norma do Conselho Federal de Medicina Veterinária 1069/2014, e à nova lei Municipal 4330/14 ( que divulgaremos ainda essa semana).

Aquilo que cabe à esfera administrativa e criminal, já foi denunciado pela ONG Vira-Lata, na Guarda Ambiental e Polícia Civil. A denuncia ao CRMV será protocolada pessoalmente pela ONG Vira-Lata, na cidade do Rio de Janeiro.

A norma 1069/2014 do CFMV dispõe sobre Diretrizes Gerais de Responsabilidade Técnica em estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene estética e venda ou doação de animais, e quem responde pelas irregularidades é o veterinário, responsável técnico, da empresa e ou evento.

A necessidade do aumento das penas pelo crime de maus tratos é urgente; mas temos um arsenal de leis e normas para garantir o bem estar dos animais. O que realmente falta é a participação da sociedade e daqueles que de fato se importam em garantir o bem estar e segurança dos animas, exercendo sua cidadania e fazendo as denúncias.

Quando as denúncias são realizadas formalmente na delegacia e/ou Guarda Ambiental e monitoradas pelo denunciante, o crime é investigado e os responsáveis punidos. Além disso, leis, delegacias e promotorias especializadas, são criadas com a concretização da necessidade que a sociedade solicita. Por isso, também que se deve denunciar.


A ONG Vira-Lata terá tolerância ZERO a maus tratos e ao comércio e criação de animais.

Conheça as leis e como denunciar, em nosso site. Participe você também deste avanço.

Não compre animais. Não compre NADA nas lojas que não respeitam os animais.


Conheça a legislação e como denunciar:
http://www.vira-lata.net/legislacao


 

ONG Vira-Lata faz ação na feira livre de Volta Redonda - Apreensão de 44 pássaros e duas tartarugas

No dia 22 de Maio de 2016, A ONG Vira-Lata em vistoria ​à​ feira livre pode constatar que um feirante que tem licença para vender apenas peixes ornamentais, estava comercializando , também, pássaros e tartarugas Tigre d'água.
Comércio ILEGAL​, não apenas na esfera administrativa​.
As tartarugas são nativas da fauna brasileira, e só podem ser criadas e comercializadas com autorização do IBAMA. Os pássaros, apesar de não pertencerem à fauna brasileira, estavam em situação de maus tratos ( 26 em uma única gaiola) e sendo comercializados em desacordo com a legislação.
Todos os animais foram apreendidos.
Ao constatar a situação, a ONG Vira-Lata fez contato com o Delegado de Plantão, Dr Alcidézio Bispo Junior, que solicitou apoio da Guarda Municipal para realizar o flagrante.
A ação foi conduzida por dois guardas municipais, acompanhados de representante da ONG Vira-Lata.

Não havia registro ou licença ambiental para comercialização dos animais.
O feirante responderá por crime de maus tratos e comercialização ilegal de animais.
Lei 9.605 - Artigos 29 e 32.
Os animais foram encaminhados para o Zoológico Municipal de Volta Redonda, até que o destino deles, seja definido.
 

Amigos do Vira-Lata
Saiba como ser uma Empresa Amiga